Ex-primeira-dama denuncia ex-presidente argentino Alberto Fernández por violência doméstica

Fabíola Yañez e Alberto Fernández | Imagem por Ricardo Stuckert/PR

BUENOS AIRES, 6 de agosto — Com fotos e mensagens como evidência, a ex-primeira-dama argentina Fabíola Yañez denunciou formalmente o ex-presidente Alberto Fernández por violência doméstica, que teria ocorrido enquanto ele ainda estava no cargo de mandatário do país, dentro da residência oficial do governo.

A denúncia foi apresentada por videochamada (Yañez está morando em Madrid) ao juiz federal argentino Julián Ercolini, responsável pelo caso.

À mídia local, Fernández, que está proibido de deixar o país e de chegar perto da ex-primeira-dama, negou o crime e disse que provará tudo perante a Justiça.

A denúncia apresentada hoje é a segunda etapa da investigação. Em junho, fotos e mensagens que comprovariam as acusações sobre violência física foram captadas pelo Ministério Público argentino em uma investigação que mirava a secretária particular de Fernández, María Cantero, que trocava mensagens com a ex-primeira-dama argentina.

As fotos, de acordo com jornal local Clarin, mostrariam Yañez com “hematomas (roxo) no rosto, maxilar inchado e escoriações”. Alguns registros teriam sido feitos durante a sua gravidez em 2022. Na época, o caso ficou parado porque, pela lei local, era necessária uma denúncia formal da vítima, que preferiu não dar prosseguimento ao caso (estava arquivado até hoje).

Como próximo passo, é esperado que o juiz do caso convoque Yañez para um novo depoimento ao Ministério Público argentino.

Também é esperado que Fernández convoque uma coletiva para se defender publicamente das denúncias que foram apresentadas hoje.

Atualmente, Fernández, que se mudou para a Espanha logo após o fim de seu mandato, está morando novamente na Argentina em um apartamento no bairro mais elegante de Buenos Aires, que teria sido emprestado pelo empresário Enrique Albistur.

ATUALIZAÇÃO:

Portal argentino Infobae divulga parte das imagens que constam na denúncia de violência doméstica feita pela ex-primeira-dama Fabiola Yañez contra o ex-presidente argentino Alberto Fernández.

Imagem por Infobae/Ministério Público argentino
Imagem por Infobae/Ministério Público argentino
Imagem por Infobae/Ministério Público argentino

(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...