PORTO ALEGRE, 8 de maio — A Força Aérea Brasileira confirmou que perdeu nesta manhã um drone de grande porte Elbit Hermes 900 (RQ-900 israelense) que estava sendo utilizado nos resgates (localização) de vítimas dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul.
O drone (FAB-7810), que pertencia à Base Aérea de Santa Maria (BASM) e caiu em uma aérea inabitada após apresentar “um problema técnico”, já havia localizado e auxiliado no resgate de 36 pessoas em apenas um voo ininterrupto de 24h (cobriu uma área de 1.351 km2).
Este equipamento pode voar por 36h ininterruptas*
Nota oficial: “Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada, nesta terça-feira (07/05). A Força Aérea informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica.”
A aeronave já havia sido apresentada em um post da FAB do último dia 06/05:
No vídeo, é possível visualizar o equipamento sendo utilizado para auxiliar helicópteros H-60L Black Hawk (esquadrão Pantera) no resgate de vítimas.
De acordo com a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) irá investigar “os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica”.
Ainda não temos a localização exata da queda da aeronave (matéria será atualizada)*
Uma frente fria está chegando hoje no Rio Grande do Sul e os moradores locais já estão reportando muito vento e um início de chuva na região.
(Matéria em atualização)