BRUXELAS, 04 de julho — A OTAN confirmou há pouco que as negociações com a Finlândia e com a Suécia sobre a adesão dos dois países ao Tratado foram concluídas hoje, após apenas uma reunião, conforme acordado na semana passada pelos líderes da OTAN em uma Cúpula organizada em Madrid, Espanha.
Na reunião, que foi realizada entre funcionários da OTAN e representantes dos dois países – ministro das Relações Exteriores finlandês Pekka Haavisto, ministro da Defesa finlandês Antti Kaikkonen, e ministra das Relações Exteriores sueca Ann Linde – , Finlândia e Suécia confirmaram formalmente a sua “vontade e capacidade de cumprir as obrigações e compromissos políticos, legais e militares da adesão ao grupo”.
Com o término oficial das negociações, os Aliados deverão assinar os Protocolos de Adesão da Finlândia e da Suécia amanhã (05), na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica.
Após as assinaturas, os Protocolos de Adesão seguirão para todos os países da OTAN para que aconteça a ratificação, de acordo com os seus procedimentos individuais nacionais (assinaturas de presidentes e confirmações em Parlamentos).
Seguindo o prazo anunciado desde o começo do ano, é esperado que o processo termine até novembro ou dezembro*
Ambos já estão sob a proteção direta dos membros do Tratado*
(em atualização)