
PYONGYANG, 27 de maio — O regime norte-coreano confirmou, através de sua estatal KCNA, que tentou lançar nesta tarde um veículo espacial Chollima-1 (천리마-1), que carregava um “satélite espião” Malligyong-1 (만리경-1), e que explodiu “por acidente” logo após o seu lançamento, ainda em seu primeiro estágio.
Os governos do Japão e da Coreia do Sul já haviam confirmado que detectaram o lançamento de um projétil que partiu da região de Tongchang-ri.
O local já foi utilizado em outros três lançamentos de satélites, dois que falharam e um que foi bem-sucedido (o lançamento bem-sucedido aconteceu após um acordo de transferência de tecnologia com a Rússia).
Algumas regiões do Japão chegaram a emitir alertas de ataque aéreo para que seus moradores buscassem um abrigo urgente.

A explosão foi registrada em vídeo por uma equipe da emissora estatal japonesa NHK (日本放送協会) perto da província de Liaoning, no nordeste da China.
Japão e Coreia do Sul já aguardavam essa tentativa de lançamento e emitiram ontem comunicados oficiais sobre o tema (foi possível visualizar a preparação do local de lançamento por imagens de satélite).
O Japão foi oficialmente notificado sobre o lançamento que poderia acontecer até o dia 4 de junho.
De acordo com a Coreia do Sul, destroços do foguete já foram avistados no mar (militares sul-coreanos já haviam recuperado destroços de lançamentos anteriores).
Outros detalhes oficiais sobre o lançamento de hoje, nome do projétil, trajetória de vôo, horário, imagens e local do lançamento, costumam (não é regra) ser anunciados na manhã do dia seguinte (horário local).
(Matéria em atualização)