BRASÍLIA, 24 de abril — Uma imagem registrada há pouco na Câmara dos Deputados, em uma Comissão que está discutindo oficialmente a “Crise Humanitária em Gaza” começou a chamar atenção e a provocar discussões na internet por mostrar um homem interagindo com os parlamentares enquanto veste uma camiseta de apoio ao grupo terrorista Hamas, similar ao produto vendido livremente pela sigla política brasileira PCO (Partido da Causa Operária) em seus eventos políticos.
A audiência pública, que está sendo realizada neste momento, foi pedida pelos deputados João Daniel (PT-SE) e Padre João (PT-MG), e tem a proposta de “discutir as denúncias de violações dos direitos humanos dos palestinos e do direito internacional pelo Estado de Israel”.
Enquanto o parlamentar petista João Daniel usou a justificativa desta audiência servir “como um fórum para a conscientização e a educação do público sobre as complexidades do conflito entre Israel e Palestina e suas consequências humanitárias”, o deputado petista Padre João citou em sua justificativa os números não verificáveis de civis mortos fornecidos exclusivamente pelo grupo terrorista Hamas e os chamou de “grupo de resistência”.
“Os palestinos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia estão sofrendo um massacre implacável por parte das Forças Armadas israelenses, que, a pretexto de liquidar um grupo de resistência que consideram um oponente militar, já provocaram a morte de mais de 31 mil pessoas, sendo a maioria de crianças e mulheres. Além dos mais de 8 mil desaparecidos sob os escombros dos prédios e residências bombardeados” Padre João (PT-MG)
A reunião da Comissão, que é presidida pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), está acontecendo no plenário 3 da Câmara e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial da Câmara do YouTube.
Constam na lista de convidados expositores nomes como Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, o Embaixador da Palestina no Brasil (apontado pela Autoridade Palestina, do Fatah), Ahmed Shehada, o presidente do Instituto Brasil-Palestina, Carima Atiyel, da Federação Palestina no Brasil, e Breno Altman, um polêmico jornalista que apoia abertamente o grupo terrorista Hamas e tem um histórico de comentários antissemitas em suas declarações públicas recentes.
Estão presentes os parlamentares (lista de presença oficial):
PSOL – Chico Alencar (RJ), Erika Hilton (SP), Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ), Luiza Erundina (SP), Pastor Henrique V. (RJ), Sâmia Bomfim (SP, Titular), Talíria Petrone (RJ) e Tarcísio Motta (RJ).
PT – Ana Pimentel (MG, suplente), Carol Dartora, Dandara (MG), Erika Kokay (DF), João Daniel (SE), Leonardo Monteiro (MG), Padre João (MG), Pedro Uczai (SC) e Waldenor Pereira (BA).
PL – Delegado Caveira (PA), Lincoln Portela (MG) e Rosângela Reis (MG).
UNIÃO BRASIL – Carlos Gaguim (TO).
PSB – Duarte Jr. (MA).
PODEMOS – Gilson Daniel (ES).
SOLIDARIEDADE – Zé Silva (MG).
(Matéria em atualização)