Irã é eleito para ser um dos vice-presidentes da 78ª Assembleia Geral da ONU; mandato tem duração de 1 ano

Presidente e provável próximo líder supremo do Irã (no lugar do Ayatollah Khamenei), Ebrahim Raisi (o “açougueiro do Teerã”) | Imagem por Mostafameraji (CC)

NOVA YORK, 1 de junho — A República do Irã foi oficialmente eleita pouco à cadeira de vice-presidente da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas; é esperado que vários países se posicionem publicamente contra a nomeação do Irã ao cargo, que deverá ser representado por altos funcionários do regime iraniano, acusado de inúmeras violações diárias aos direitos humanos, execuções sumárias, repressão contra manifestantes (com assassinatos), etc.

Em novembro de 2019, cobrimos o regime local, em tempo real (no Instagram), matando cerca de 3.000 civis a sangue frio no meio das ruas iranianas, sem qualquer receio de críticas internacionais.

Vários países fizeram campanha para a remoção do nome do Irã da lista de candidatos.

O Órgão também nomeou o Irã como relator do Comitê de Desarmamento e Não-Proliferação (de armas nucleares) da Assembleia Geral e como membro do conselho deste comitê.

O novo mandato na Assembleia Geral da ONU começará no dia 5 de setembro e terá duração de 1 ano.

Além do Irã, também ocuparão a cadeira de vice-presidente (posto dividido) os seguintes países: Congo, Gâmbia, Marrocos, Senegal, Uganda, Zâmbia, Malásia, Cingapura, Sri Lanka, Uzbequistão, Estônia, Bolívia, Suriname, Islândia e Holanda.

Dennis Francis, embaixador (carreira diplomática de mais de 40 anos) e representante permanente de Trinidad e Tobago junto à ONU desde setembro de 2021, foi eleito o presidente da 78ª sessão Assembleia Geral, substituindo o húngaro Csaba Korosi.

As principais funções do presidente da Assembleia-Geral da ONU são a supervisão do orçamento da ONU, a nomeação dos membros não-permanentes para o Conselho de Segurança e a condução do processo de nomeação do secretário-geral da ONU.

Posicionamento público do ministério das Relações Exteriores da Israel: “Hoje a ONU tomou uma decisão vergonhosa de nomear o Irã como vice-presidente da Assembleia Geral da ONU. Além de assassinar seus próprios cidadãos, atacar inocentes em todo o mundo e correr em direção a uma arma nuclear com o objetivo de varrer Israel do mapa, o Irã agora servirá em uma posição sênior na ONU. Este é o mesmo país que pede a destruição de outro estado membro da organização que representa. Esta decisão que desafia toda lógica e razão é um insulto aos milhões de iranianos que protestam por suas liberdades básicas e pela justiça, paz e estabilidade global que a ONU deveria defender.”

(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Dólar fecha com máxima nominal histórica de R$ 5,91 após Mercado interpretar como “populista” um projeto que será anunciado hoje por Haddad

BRASÍLIA, 27 de novembro — A cotação do dólar fechou há pouco em R$ 5,9141, o maior valor nominal já registrado na história, após o mercado reagir ao anúncio que será realizado hoje pelo ministro Fernando Haddad, que combinará um já esperado corte de...