ROMA, 17 de março — O governo italiano anunciou há pouco, de forma oficial, uma grande mudança nas atuais regras que fazem parte do regime de ‘estado de emergência’, que foi anunciado localmente no dia 31/01/2020, e que será agora encerrado (após mais de 2 anos).
Segundo o governo, as regras devem mudar à medida que as taxas de hospitalização diminuem, “apesar do aumento do número de infecções”.
O chamado “passe verde”/passe sanitário (comprovante de vacinação ou recuperação recente) deixará de ser exigido no dia 30 de maio (porém a obrigação de verificação em estabelecimentos terminará mais cedo), enquanto a exigência do uso de máscaras em ambientes fechados terminará no dia 30 de abril.
Mais cedo, o primeiro-ministro Mario Draghi havia anunciado que o conselho de especialistas que aconselha o governo italiano sobre a COVID-19 “será dissolvido” no dia 31 de março.
Cronograma oficial:
Restaurantes e bares:
Já no 1º de abril, as pessoas não precisarão mais mostrar seu ‘passe verde’/passe sanitário para sentar ao ar livre em um bar ou restaurante. No dia 1 de maio, o ‘passe verde’ não será mais necessário para comer ou beber na parte interna dos restaurantes.
Hotéis e acomodações:
A partir do dia 1 de abril, pessoas poderão se hospedar em hotéis e outras formas de alojamento sem apresentar o passe sanitário.
Museus e exibições:
A partir do dia 1 de abril, museus e exposições deixarão de exigir o passe sanitário.
Conferências:
O chamado ‘passe verde’ permanecerá obrigatório até o dia 30 de abril.
Lojas, salões de beleza, bancos e correios:
A partir do dia 1 de abril, não será necessário apresentar nenhuma documentação para entrar em lojas, bancos, correios, cabeleireiros, barbearias, salões de beleza.
Cinemas e teatros:
A obrigatoriedade de apresentação do chamado ‘passe verde’ nos cinemas e teatros termina no dia 1 de maio, e o uso de máscaras continuará obrigatório até 31 de maio.
Esportes:
A partir do dia 31 de março, os passes verdes não serão mais verificados para quem deseja assistir a jogos “ao ar livre”; estes terão uma liberação para a lotação completa. “As máscaras devem continuar a ser utilizadas até 30 de abril”.
Academias e ginásios:
O passe sanitário será exigido até o dia 30 de abril.
Transporte:
Nenhuma documentação será exigida no transporte público a partir do dia 1 de abril, porém máscaras serão exibidas até o dia 30 de abril.
O “alívio” das regras que foi anunciado pelo governo italiano, ainda passará pelo Parlamento local (anúncio sempre é feito com uma consulta prévia)*
(em atualização / o país seguirá um caminho mais longo que seus vizinhos europeus – vários países da região já anunciaram o fim das restrições sanitárias*)