
PARIS, 22 de março — De acordo com o jornal francês Le Figaro, o governo da França está neste momento treinando pilotos ucranianos no caça Mirage 2000, projetados pela francesa Dassault Aviation; cerca de 30 pilotos ucranianos já estariam há “mais de um mês e meio” treinando recebendo um “treinamento acelerado” nas bases aéreas de Mont-de-Marsan e Nancy.
A decisão de treinar pilotos ucranianos teria sido tomada em fevereiro, antes da visita do presidente ucraniano à Paris.
Atualmente, Estados Unidos e Reino Unido também confirmaram que estão fornecendo treinamento a pilotos ucranianos para a utilização do caça americano F-16.
É esperado que a França envie, inicialmente, ao menos 10 aeronaves à Ucrânia.
Estes caças são adaptados para carregar as bombas pesadas que foram anunciadas para a Ucrânia nos últimos pacotes americanos*
Até este momento, a Ucrânia ainda não recebeu qualquer unidade de caças Ocidentais, então este pode ser o primeiro envio, que provavelmente será acompanhado do envio de outros modelos de outros países, simultaneamente.
A Força Aérea brasileira deixou de operar este tipo de aeronave há cerca de 10 anos*
Oficialmente, a França já enviou ao país blindados de infantaria, blindados de transporte de pessoal, sistemas de Defesa Aérea, obuses autopropulsados, armas antitanque e vários outros equipamentos que foram confirmados visualmente no combate.
Também estão sendo enviados neste momento os já prometidos (em janeiro deste ano) veículos leves de combate AMX-10 RC “matadores de tanque”, que foram chamados pela mundial mundial de “tanques”/“os primeiros tanques ocidentais na Ucrânia”.
Confirmações visuais de envios franceses:
(em atualização)