
KERMAN, 4 de janeiro — A canal de mídia oficial do grupo terrorista Estado Islâmico, al-Furqan Media, divulgou agora um áudio de 34 minutos do porta-voz do grupo, Abu Hudaifah Al-Ansari, assumindo a autoria pelo ataque suicida que matou ontem em Kerman, no Irã, ao menos 84 pessoas durante uma marcha em homenagem ao general iraniano Qassem Soleimani, morto em 03 de janeiro de 2020 no Iraque em um ataque aéreo americano (na época, o número 2 do país, abaixo apenas do líder supremo Ayatollah Khamenei); inicialmente, oficiais iranianos haviam culpado Israel pelo ataque (até prometeram uma resposta).

Um texto também foi divulgado com os nomes dos terroristas suicidas que carregavam as bombas.
“ESTADO ISLÂMICO: Como parte da campanha ‘E mate-os onde quer que os encontre.’ Mais de 300 xiitas politeístas foram mortos e feridos numa operação de duplo martírio no Irã. Pela graça de Allah Todo-Poderoso, e dentro da campanha “E mate-os onde quer que os encontre”, os dois irmãos martirizados (Omar Al-Muwahid e Saif Allah Al-Mujahid) – que Allah Todo-Poderoso os aceite – partiram em direção a um grande concentração de xiitas politeístas perto do túmulo do seu líder morto “Qassem Soleimani” na cidade de Kerman, no sul do Irã. Ontem, eles detonaram os seus cintos explosivos no meio da multidão, matando e ferindo mais de 300 xiitas politeístas. Louvado seja Allah. Deixe os xiitas politeístas saberem que os Mujahideen estão esperando por eles e seus projetos, se Allah Todo-Poderoso quiser” –texto divulgado de forma oficial pelo grupo terrorista
Embora o texto não cite a questão de Gaza, no áudio divulgado pelos terroristas, o porta-voz do grupo fala, durante uma parte considerável dos 34 minutos de discurso, que espera que “Allah ajude os palestinos de Gaza contra Israel”, que eles devem abandonar suas ideologias nacionalistas, a democracia, e a ideia de “dois Estados”, e que “abraçarem os princípios do Islã”, incluindo uma “jihad total em nome de Allah”.
O canal de Telegram do grupo terrorista, “Amaq News Agency”, divulgou uma imagem dos dois suicidas que realizaram o ataque.

O dois últimos ataques do Estado Islâmico no Irã aconteceram em outubro de 2022 e setembro de 2018.
(Em atualização)