BEIRUTE, 10 de agosto — De acordo com a TV estatal libanesa, o veículo onde estava o ministro da Defesa do Líbano, Maurice Sleem, foi alvejado há pouco por vários tiros em Jisr Al Bacha, a leste da capital Beirute.
O ministro, que está no cargo desde setembro de 2021 e é um brigadeiro-general aposentado do Exército libanês, teria saído ileso e “encontra-se em local seguro”.
A emboscada e tentativa de assassinato ocorreu um dia depois de um caminhão do grupo terrorista (que é um partido político local) Hezbollah, que transportava equipamento militar, capotar perto da capital libanesa, na região de Kahala (de maioria Cristã), na rota Beirute-Damasco.
Os ocupantes do caminhão, junto com membros do grupo terrorista que cuidavam da carga, foram apedrejados e posteriormente baleados em uma troca de tiros com civis locais. Um dos terroristas (ocupante do caminhão) morreu (identificado como Ahmad Ali Qassas).
“Durante o deslocamento de nosso veículo de Beqaa para Beirute, ele capotou. Enquanto a equipe de segurança pedia ajuda para levantar o caminhão, uma milícia local jogou pedras contra eles e atirou contra o caminhão na tentativa de apreender a carga.” -nota oficial do Hezbollah
Ainda não existe um posicionamento oficial do governo libanês sobre a tentativa de assassinato do ministro (apenas relataram o que aconteceu), sobre qual teria sido a motivação, ou sobre quem ou qual grupo/milícia seria responsável.
(Em atualização)