Ministro da Defesa libanês Maurice Sleem sofre tentativa de assassinato; “[…] estou bem. Estouraram a blindagem traseira do carro”

Ministro da Defesa libanês Maurice Sleem | Imagem por Reprodução/foto de perfil das redes sociais pessoais

BEIRUTE, 10 de agosto — De acordo com a TV estatal libanesa, o veículo onde estava o ministro da Defesa do Líbano, Maurice Sleem, foi alvejado há pouco por vários tiros em Jisr Al Bacha, a leste da capital Beirute.

O ministro, que está no cargo desde setembro de 2021 e é um brigadeiro-general aposentado do Exército libanês, teria saído ileso e “encontra-se em local seguro”.

A emboscada e tentativa de assassinato ocorreu um dia depois de um caminhão do grupo terrorista (que é um partido político local) Hezbollah, que transportava equipamento militar, capotar perto da capital libanesa, na região de Kahala (de maioria Cristã), na rota Beirute-Damasco.

Registro do caminhão capotado
Registro de civis impedindo que o caminhão fosse levantado por um guindaste

Os ocupantes do caminhão, junto com membros do grupo terrorista que cuidavam da carga, foram apedrejados e posteriormente baleados em uma troca de tiros com civis locais. Um dos terroristas (ocupante do caminhão) morreu (identificado como Ahmad Ali Qassas).

Registro da troca de tiros

“Durante o deslocamento de nosso veículo de Beqaa para Beirute, ele capotou. Enquanto a equipe de segurança pedia ajuda para levantar o caminhão, uma milícia local jogou pedras contra eles e atirou contra o caminhão na tentativa de apreender a carga.” -nota oficial do Hezbollah

Ainda não existe um posicionamento oficial do governo libanês sobre a tentativa de assassinato do ministro (apenas relataram o que aconteceu), sobre qual teria sido a motivação, ou sobre quem ou qual grupo/milícia seria responsável.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...