BRASÍLIA, 30 de março — O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que ocupa uma cadeira da Corte desde 2006, anunciou agora sua aposentadoria, que já aconteceria por força de lei em maio deste ano; em coletiva, o ministro disse que a sessão de hoje foi a sua última na Suprema Corte.
Agora cabe ao presidente Lula indicar quem será o substituto de Lewandowski.
Hoje, a pessoa que mais está próxima de ser indicada ao cargo é o advogado Cristiano Zanin, conhecido por defender o presidente Lula.
“Eu acabo de entregar para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, um ofício em que peço a ela que encaminhe ao presidente da República o meu pedido de aposentadoria, que será antecipado em cerca de 30 dias […] Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo […] Parto para novas jornadas” –ministro Ricardo Lewandowski
Em outubro deste ano, a ministra Rosa Weber tambem completará 75 anos de idade e abrirá outra vaga a ser indicada pelo atual presidente brasileiro.
(em atualização)