Ministro Ricardo Lewandowski anuncia oficialmente sua aposentadoria; ministro completa 75 anos em maio

Ministro Ricardo Lewandowski | Imagem por Isac Nóbrega/PR

BRASÍLIA, 30 de março — O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que ocupa uma cadeira da Corte desde 2006, anunciou agora sua aposentadoria, que já aconteceria por força de lei em maio deste ano; em coletiva, o ministro disse que a sessão de hoje foi a sua última na Suprema Corte.

Agora cabe ao presidente Lula indicar quem será o substituto de Lewandowski.

Hoje, a pessoa que mais está próxima de ser indicada ao cargo é o advogado Cristiano Zanin, conhecido por defender o presidente Lula.

“Eu acabo de entregar para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, um ofício em que peço a ela que encaminhe ao presidente da República o meu pedido de aposentadoria, que será antecipado em cerca de 30 dias […] Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo […] Parto para novas jornadas” –ministro Ricardo Lewandowski

Em outubro deste ano, a ministra Rosa Weber tambem completará 75 anos de idade e abrirá outra vaga a ser indicada pelo atual presidente brasileiro.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Boca de urna indica triunfo da esquerda e dura derrota dos Conservadores após 14 anos no comando do Reino Unido

LONDRES, 4 de julho — Conforme todas as pesquisas locais já indicavam, incluindo as encomendadas pelo partido governista, o levantamento de boca de urna das eleições legislativas realizadas hoje no Reino Unido aponta que os Conservadores britânicos, que governam o país há 14 anos...