Morre o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence; Sepúlveda tinha 85 anos e sofria de problemas pulmonares

Ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence | Imagem por Geraldo Magela/Agência Senado

BRASÍLIA, 2 de julho — O Hospital Sírio Libanês da capital Brasília confirmou que morreu nesta madrugada o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence, aos 85 anos; o ex-ministro sofria de problemas pulmonares e estava internado no hospital há cerca de uma semana.

A morte teria sido por falência múltipla dos órgãos.

Sepúlveda Pertence se formou em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1961, se especializou na área do Direito Penal, já foi Procurador-Geral da República e conseguiu a uma vaga na Suprema Corte no ano de 1989 por indicação de José Sarney, onde permaneceu até o ano de 2007.

Como parte da tradição e desejo do ex-ministro, seu corpo deverá ser velado no próprio Supremo Tribunal Federal (ainda sem data) e posteriormente enterrado (desejo pessoal de Pertence) na Ala dos Pioneiros no cemitério de Brasília.

Já aposentado no Supremo mas ainda trabalhando como advogado, ao lado do novo ministro do STF Cristiano Zanin, Sepúlveda atuou na defesa do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018 em casos da Operação Lava-Jato.


Homenagem pública divulgada há pouco pelo ministro Luís Roberto Barroso

(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

PGR decidirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas serão denunciadas no Supremo por “tentativa de golpe de Estado”

BRASÍLIA, 21 de novembro — A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e outras 36 pessoas, incluindo 25 militares, por uma suposta “tentativa de golpe de Estado” em 2022, cabendo agora à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se...