RIO DE JANEIRO, 6 de abril — A família do popular desenhista, escritor e cartunista brasileiro Ziraldo Alves Pinto, criador do Menino Maluquinho (1980), um dos maiores clássicos infantis do Brasil, confirmou há pouco a morte do artista mineiro que tinha 91 anos.
De acordo com a família, Ziraldo morreu em casa, dormindo em seu apartamento na Zona Sul do Rio, por volta das 14h30 de hoje, oficialmente por “falência múltipla de órgãos”; “Já vinha muito fraquinho há meses.”.
Ziraldo deixou de trabalhar com seus populares desenhos no fim de 2018 após soffer um acidente vascular cerebral (AVC), e desde então seu estúdio, que fica na zona sul do RJ, está sendo transformado em um instituto, o “Instituto Ziraldo”.
Com quase sete décadas de trabalhos profissionais e até uma premiação do “Nobel Internacional de Humor” no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas em 1960, seu primeiro desenho publicado chegou ao público quando ele tinha apenas 7 anos de idade, no jornal Folha de Minas.
O trabalho de Ziraldo está sendo exposto desde o mês passado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, em uma exposição chamada de “Mundo Zira — Ziraldo Interativo”.
(Matéria em atualização)