LONDRES, 5 de dezembro — De acordo com dados públicos do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) que foram divulgados hoje pelo governo britânico, o nome Muhammad, que desde 2016 está na lista dos 10 nomes mais registrados em meninos no Reino Unido, foi pela primeira vez o nome mais escolhido para bebês britânicos em 2023, superando os populares Noah, Oliver e George, que lideravam as listas dos últimos anos.
Somente em 2023, 4.661 meninos no Reino Unido receberam o nome Muhammad, 484 a mais do que em 2022.
A lista dos nomes mais escolhidos também inclui outras duas grafias do mesmo nome, Mohammed e Mohammad, que ocuparam as 28ª e 64ª posições, respectivamente.
O nome George, que desde o nascimento do Príncipe George (11), primogênito de William e Kate Middleton, vinha registrando mais de 4.000 ocorrências anuais, ficou abaixo desse patamar pela primeira vez.
Entre os nomes femininos, que continuam seguindo uma forte influência da música e da TV, os mais registrados permaneceram os mesmos dos anos anteriores, com Olivia no topo da lista, seguida por Amelia, Isla, Lily, Freya, Ava, Ivy, Florence, Willow e Isabella.
Ainda de acordo com os dados oficiais, os novos nomes que entraram no Top 100 do Reino Unido neste ano foram Hazel, Lilah, Nevaeh e Raya para meninas, e Jax, Enzo e Bodhi para meninos.
Todos esses dados são divulgados anualmente pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) com o objetivo de avaliar aspectos gerais da população do Reino Unido. Entre as declarações públicas dos técnicos do órgão, os dados que mais chamaram a atenção foram a queda na popularidade de nomes ligados à Família Real e o aumento significativo e constante de nomes associados à religião e à imigração.
Os nomes William e Louis (filho de William e Kate, que completou 6 anos) ocuparam apenas as 29ª e 45ª posições na lista dos nomes mais populares entre meninos. O nome Charlotte, dado por William e Kate à sua filha de 9 anos, ocupou a 23ª posição na lista dos nomes mais populares entre meninas.
(Matéria em atualização)