Novo golpe de Estado confirmado em Burkina Faso; país já estava sendo comandado por uma Junta Militar desde o último golpe de janeiro deste ano

Transmissão local da confirmação de golpe | Imagem da TV local/Bate Felix

OUAGADOUGOU, 30 de setembro — O militar Capitão Ibrahim Traoré anunciou há pouco, em um discurso na TV nacional de Burkina Faso, que o regime do também militar Tenente Paul-Henri Damiba, que tomou o governo do país em um golpe no dia 23 de janeiro deste ano, foi substituído por um novo grupo que será liderado pelo próprio Traoré.

Resumindo: Uma Junta Militar acabou de confirmar um golpe em outra Junta Militar, que deu um golpe há oito meses no ex-presidente local Roch Marc Christian Kaboré.

É comum ver manifestações nas ruas de Burkina Faso “contra a crescente onda de insegurança e a incapacidade do governo em lidar com os ataques de grupos jihadistas”, e essa foi a justificativa utilizada pelos militares para prender o presidente local e afastá-lo de seu cargo.

Bloqueios militares registrados nas ruas da capital na manhã de hoje | Imagem por AFP

Segundo o novo comandante do país, Capitão Traoré, o grupo resolveu remover o ex-comandante Tenente Damiba “devido à sua incapacidade de lidar com o agravamento da insurgência islâmica”.

Traoré anunciou que as fronteiras do país estão fechadas por tempo indeterminado e que “todas as atividades políticas e da sociedade civil foram suspensas”.

Assim como aconteceu no último golpe, o novo governo militar já está controlando possíveis manifestações (comum o toque de recolher nesse tipo de situação).

No último golpe, a internet móvel do país chegou a ser cortada, então isso provavelmente acontecerá em caso de manifestações.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...