Papa Francisco é internado por conta de uma infecção respiratória; Francisco foi levado a um hospital de Roma em uma ambulância

Papa Francisco | Imagem por Mazur/catholicnews.org.uk (CC BY-NC-ND 2.0)

ROMA, 29 de março — De acordo com nota emitida pelo Vaticano (Assessoria de Imprensa da Santa Sé), Jorge Mario Bergoglio, 86, o Papa Francisco, precisou ser internado em um hospital de Roma (Policlinico Universitario Agostino Gemelli) para tratar de uma infecção respiratória; a nota diz que o Papa Francisco estava se queixando há alguns dias de “algumas dificuldades respiratórias”.

Quando jovem, o Papa já havia retirado parte do pulmão direito por conta de uma doença respiratória (diagnóstico indicou uma pneumonia grave, além da identificação de três cistos no pulmão).

Essa questão antiga veio à tona por meio de uma nota do próprio Vaticano, em 2013, quando membros da própria Igreja questionavam a capacidade física de Francisco, já que seu Papado se iniciava por um afastamento justamente por questões de saúde).

“Nos últimos dias, o Papa Francisco queixou-se de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi ao Policlínico A. Gemelli para alguns exames médicos. O resultado destes mostrou uma infecção respiratória (excluindo a infecção por Covid-19) que exigirá vários dias de tratamento médico hospitalar adequado. O Papa Francisco se emociona com as muitas mensagens recebidas e expressa sua gratidão pela proximidade e oração.” –nota da Assessoria de Imprensa da Santa Sé

De acordo com o Vaticano, o Pontífice foi levado em uma ambulância a um hospital de Roma, e as audiências marcadas para os próximos dois dias foram canceladas (a audiência geral de hoje na Praça de São Pedro foi realizada de maneira regular).

A mídia local fala na hipótese do quadro clínico de Francisco ter iniciado com uma “possível crise de bronquite crônica com asma”, “provavelmente desencadeada pelo estresse”.

O Papa foi submetido a uma tomografia computadorizada de tórax para procurar algum comprometimento do órgão, que deu um resultado negativo. Francisco passará os próximos dias em no Hospital e não se descarta que ele falte algumas ou todas as celebrações da Semana Santa (a situação será atualizada pelo próprio Vaticano).

Francisco já foi submetido a uma cirurgia intestino (“estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante”) no mesmo hospital em julho de 2021 (permaneceu no local por 11 dias).

Há um ano o Papa de locomove com o auxílio de uma bengala e uma cadeira de rodas devido a uma lesão nos ligamentos do joelho direito.

Em janeiro, o Papa conduziu oficialmente o funeral de seu predecessor papa Bento XVI, que foi o primeiro Papa a renunciar voluntariamente em séculos, de acordo com ele, na época, por problemas de saúde.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais