Para acomodar indicado de Lira, Lula demite presidente da Caixa; Carlos Antônio Vieira Fernandes assumirá a cadeira

Cerimônia de posse da ex-presidente da Caixa, Rita Serrano | Imagem por Ricardo Stuckert/PR

BRASÍLIA, 25 de outubro — Como acordado com o Centrão desde junho, o Governo Federal anunciou agora a demissão da presidente da Caixa Rita Serrano, que será substituída pelo economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado de Arthur Lira; inicialmente, o acordo envolvia a nomeação da ex-deputada Margarete Coelho, aliada de Lira (“uma outra mulher”, de acordo com cobrança da base), mas a troca havia travado por questões políticas.

A demissão e troca foi acertada hoje após uma reunião (com a presença de Rita Serrano) no Palácio do Planalto.

Por conta do tamanho da Caixa, o cargo da presidência (somado com as 12 vice-presidências do Banco) é visto em Brasília como comparável a ao menos três ministérios.

É esperado que as 12 vice-presidências sejam divididas entre as siglas Republicanos, PSD, PP e União Brasil.

O novo presidente Fernandes é um servidor de carreira da Caixa, já foi presidente do FUNCEG (fundo de pensão dos funcionários da Caixa) e atuou no Ministério das Cidades durante o governo Dilma (até assumiu interinamente um ministério pouco antes do impeachment).

Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.” -nota do Governo

Outro pedido que é nutrido pelo Centrão, mas que vem enfrentando resistência do próprio presidente, é a troca da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Em uma troca que poderá acontecer posteriormente, a ministra deverá ser substituída por um “nome técnico” (para não parecer que foi um indicado político) apadrinhado pela sigla PP, de Arthur Lira.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Degradação florestal da Amazônia Legal bate novo recorde e cresce 482,3% em 2025

BRASÍLIA, 2 de abril — De acordo com dados do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento) Degradação, do IMAZON, a degradação florestal da Amazônia Legal atingiu 33.807 km² no ciclo de desmatamento de 2025, medido de agosto de 2024 a fevereiro deste ano, o maior...