WASHINGTON DC, 03 de fevereiro — O Pentágono disse nesta quinta-feira que possui “evidências” de um plano da Rússia para filmar um falso ataque ucraniano contra o próprio exército russo para justificar um ataque real e possível anexação da região de Donbass, na Ucrânia.
“Temos informações de que os russos provavelmente vão querer fabricar um pretexto para uma invasão […] Acreditamos que a Rússia produziria um vídeo de propaganda muito pesado, que incluiria cadáveres e atores que retratariam enlutados (pelos mortos) e imagens de locais destruídos para justificar a invasão da Ucrânia” -Porta-voz do Pentágono, John Kirby
Segundo o Pentágono, a Rússia pretende utilizar o vídeo para acusar a Ucrânia de “genocídio” contra pessoas de língua russa, e em seguida, usaria um relatório para justificar um ataque ou faria com que líderes separatistas na região de Donbass, no leste da Ucrânia, requisitassem uma intervenção russa.
O governo americano disse que não divulgará as evidências porque isso poderia “atrapalhar na situação e ajudar o presidente russo”.
O plano, segundo a inteligência americana, envolveria um drone turco Bayraktar TB2, igual o utilizado pela própria Turquia durante sua participação indireta na guerra de Nagorno-Karabakh, entre Armênia e Azerbaijão, que aconteceu no fim de 2020.
[AVISO: Imagens pesadas] Drone turco Bayraktar TB2 sendo utilizado no fim de 2020 durante a guerra de Nagorno-Karabakh (lembrando que isso era postado diariamente pelo próprio Ministério da Defesa do Azerbaijão):
A última escalada grave nesta região aconteceu em novembro do ano passado.
Lembrando que em um conflito aberto entre Rússia e Ucrânia na região de Donbass, os drones turcos adquiridos pela Ucrânia para serem utilizados contra os separatistas da região, seriam absolutamente inúteis (destruídos logo no início, todos). Eles são úteis apenas em conflitos arcaicos, o que não seria o caso.
(em atualização / as imagens do local continuam sendo atualizadas nos Stories do Instagram e destaques da página aqui, aqui e aqui)