VARSÓVIA, 8 de março — O governo polonês anunciou agora, oficialmente, que está enviando de forma imediata todos os seus caças de combate MiG-29 para uma base aérea americana que fica na Alemanha para que eles possam ser utilizados pela Força Aérea da Ucrânia.
A Polônia possui 23 caças MiG-29 (modelo operado pela Força Aérea ucraniana) operacionais.
O comunicado foi divulgado pelo site do Ministério das Relações Exteriores da Polônia.
“As autoridades da República da Polônia, após consultas entre o Presidente e o Governo, estão prontas para enviar – imediatamente e gratuitamente – todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Rammstein e colocá-los à disposição do Governo da Estados Unidos da América. Ao mesmo tempo, a Polônia solicita aos Estados Unidos que nos forneçam aeronaves usadas [o prazo de entrega de um novo é bem longo] com capacidades operacionais correspondentes. A Polônia está pronta para estabelecer imediatamente as condições de compra dos aviões. O governo polonês também solicita que outros aliados da OTAN – proprietários de jatos MIG-29 – ajam na mesma linha.” -Ministério das Relações Exteriores da Polônia
A primeira promessa de envio de caças de combate, feita pela União Europeia, indicava a participação da Bulgária (16x MiG-29 e 14x MiG-25), Polônia (28x MiG-29) e Eslováquia (12x MiG-29) – 3 países membros da OTAN.*
(Ninguém sabe o número real de caças MiG-29 e MiG-25 que estão operacionais nestes países*)
Os caças de combate MiG-29 (e possivelmente MiG-25) europeus serão repostos por F-16 / F-15EX americanos.
O governo russo já disse que não aceitaria mais a entrega de armas na região e que a utilização de bases aéreas externas significaria uma participação na guerra.
Lembrete: A Rússia também está utilizando bases aéreas externas nesta guerra com a Ucrânia (bases na Bielorrússia).
Atualização: Os Estados Unidos agora estão negociando um outro aeroporto para enviar as aeronaves. Uma pista/base aérea americana em um país da OTAN aparente é um problema aos olhos do Pentágono*; “é inviável”.
(em atualização / aguardemos por imagens, sempre)