
ANKARA, 1 de abril — O presidente turco Recep Tayyip Erdoğan acabou de assinar e publicar a última assinatura necessária para a Finlândia entrar oficialmente na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); processo deve ser finalizado em breve.
A ratificação já havia sido prometida pelo próprio presidente turco no dia 17/03, após visita do presidente finlandês ao seu país, e ratificada pelo Parlamento local há 2 dias.
A Finlândia, país que possui a maior fronteira da União Europeia com a Rússia, agora será o 31° país a ingressar no grupo.

Não são esperadas respostas militares por parte da Rússia.
Apesar da confusão criada pelo discurso da Rússia de não permitir membros da OTAN em sua vizinhança, Estônia e Letônia, que fazem fronteira com a Rússia, são membros da OTAN desde 2004 e não tinham uma relação ruim com o país antes da nova incursão russa na Ucrânia de fevereiro de 2022.
A Finlândia, que agora será incluída oficialmente na OTAN, tem mais de 1.340km de fronteira com a Rússia, e suas fronteiras estão vazias militarmente como nunca estiveram antes (incluindo batalhões conhecidos que lutaram na última guerra contra a Finlândia).
(em atualização)