Seguindo Estados Unidos, Canadá e órgãos europeus, Reino Unido se prepara para banir o aplicativo TikTok para todos os funcionários do governo

Aplicativo TikTok | Imagem por Solen Feyissa

LONDRES, 12 de março — O Reino Unido, seguindo recomendação do Centro Nacional de Segurança Cibernética da Sede de Comunicações do Governo da Grã-Bretanha (GCHQ) está prestes a anunciar o banimento do aplicativo TikTok, da empresa chinesa ByteDance, para todos os funcionários do governo; órgão teria apontado riscos para informações confidenciais de usuários da plataforma.

Nas últimas semanas, o aplicativo já foi proibido para funcionários do governo americano, funcionários da Comissão Europeia, funcionários e membros do Parlamento Europeu, funcionários do governo canadense e funcionários do governo belga.

Segundo pessoas que já leram o rascunho da nova regra a ser implementada no Reino Unido, os aparelhos pessoais dos funcionários que não utilizam aplicativos e sistemas oficiais (ou que não utilizam para ligações telefônicas de trabalho), não serão afetados (os funcionários serão apenas aconselhados a remover o aplicativo).

O aplicativo não poderá ser utilizado nas dependências de órgãos públicos.

Os Estados Unidos estão prestes a votar no Senado um projeto de lei da oposição (Republicanos) – mas que tem apoio nos dois lados políticos – que provavelmente banirá o aplicativo em todo o território americano.

O aplicativo também foi banido para o público em geral na Índia em 2021*

Inicialmente, este projeto sofria resistência pelo lado governista do Senado, que tem uma maioria de 51 a 49 pelo partido Democrata, porém este cenário vem mudando nos últimos dias e a aprovação já é vista como algo possível.

Essas medidas estão sendo aprovadas, segundo os próprios países e órgãos, por receio quanto a segurança dos dados de usuários e o processamento destes dados, que ocorre, em partes, na China.

Em junho do ano passado, a agência BuzzFeed conseguiu áudios de reuniões de executivos da empresa onde era abertamente discutido o acesso dos dados de usuários pela China.

Funcionários da empresa ByteDance, controladora do TikTok, com a bandeira do Partido Comunista Chinês (partido que controla o regime local) | ARQUIVO

Em novembro do ano passado, a própria empresa TikTok admitiu que alguns funcionários da empresa na China podiam acessar os dados de usuários da Europa (também inclui todos os outros continentes).

Desde então a empresa promete apresentar um “plano robusto” para processar os dados nos próprios países (ainda nada teria sido apresentado).


Atualização:

  • 16/03/2023 – 12h23. O governo britânico oficializou agora a proibição do aplicativo TikTok nos celulares funcionais de todos os funcionários do governo.

“Vamos proibir o uso do TikTok em dispositivos governamentais. Faremos isso com efeito imediato […] Estamos migrando para um sistema em que os dispositivos do governo só poderão acessar aplicativos de terceiros que estiverem em uma lista pré-aprovada” –ministro Oliver Dowden


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

MEC diz que a nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, não conseguiu explicar onde foi parar R$ 177,3 milhões dos cofres públicos quando comandava a Educação de MG

BRASÍLIA, 13 de setembro — De acordo com um documento obtido pelo portal UOL, uma auditoria do Ministério da Educação (MEC), que foi foi atestada pela Controladoria-Geral da União (CGU), diz que a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, que assumiu...