Seguindo padrão da região, militares do Níger anunciam tentativa de golpe de Estado em transmissão na TV local; presidente teria sido destituído

Transmissão do comunicado de destituição do presidente do Níger | Imagem por REPRODUÇÃO/transmissão local

NIAMEY, 26 de julho — Seguindo o padrão de inúmeros golpes de Estado que foram registrados nos últimos anos (ao menos 7 em três anos, além de outras 2 tentativas) no continente africano, militares do Níger confirmaram há pouco que o presidente do país, Mohamed Bazoum, teria sido destituído de seu cargo (estava detido desde manhã).

De acordo o comunicado transmitido na TV local, o Coronel-Major Amadou Abdramane, cercado de vários outros soldados (com camuflagens diferentes e sem a tradicional boina vermelha dos anúncios de golpe da África), citando problemas do país na questão econômica e de segurança, disse que colocou “fim ao regime que vocês conhecem”.

Presidente Mohamed Bazoum | Imagem por Bogdan Hoyaux/European Commission

Mohamed Bazoum está no cargo desde abril de 2021 e é o segundo presidente eleito do país que já passou por 4 golpes de Estado desde a sua independência (além de múltiplas tentativa falhas de golpe, uma delas poucos dias antes da posse do próprio Mohamed Bazoum em 2021).

O país é um forte aliado do Ocidente contra o terrorismo local e é esperado que o golpe receba apoio indireto de países como a Rússia, que utiliza o Grupo Wagner para proteger praticamente todos os regimes dos países da região que passaram por golpes nos últimos anos.

As fronteiras do país foram fechadas “até segunda ordem” e todo o território nacional está em toque de recolher das 19h até 5h da manhã.

Todos os serviços do governo foram suspensos.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...