SÃO PAULO, 27 de fevereiro — De acordo com nota oficial divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, que estava com o sistema renal comprometido ainda pela insuficiência cardíaca que o fez realizar um transplante cardíaco em agosto do ano passado, realizou um transplante de rim; Faustão vinha realizando diálise três vezes por semana desde setembro e estava na fila de transplantes há 2 meses (dado divulgado pela família).
Segundo o hospital, o procedimento foi realizado ainda ontem (26), “ocorreu sem intercorrências”, e Fausto Silva ficará sob observação para acompanhamento médico (procedimento comum).
“O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico.” -nota do Hospital Albert Einstein
A nota oficial foi assinada pelos médicos Marcelino Durão, nefrologista e coordenador médico de transplante renal, Sérgio Ximenes, urologista e membro da equipe de transplante renal, Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico de serviços hospitalares e prática médica.
Em breve, espera-se que a equipe ou a família do apresentador se pronunciem publicamente sobre a sua situação (assim como aconteceu no caso do transplante cardíaco).
(Matéria em atualização)