TEHRAN, 20 de maio — A Cruz Vermelha iraniana confirmou que achou os destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi (terceiro na linha de comando do país), o famoso ministro das Relações Exteriores do Irã (mais conhecido que o presidente) Hossein Amirabdollahian, além do líder religioso da Mesquita de Tabriz, Ayatollah Al-Hashemi, e o Governador da província iraniana de Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, e que caiu enquanto retornava de uma curta viagem à fronteira com o Azerbaijão, onde os presidentes dos dois países se encontraram.
De acordo com a estatal iraniana Mehr News, que ainda não publicou imagens do local, “não há nenhuma evidência de sobreviventes nos destroços do helicóptero”.
Pelas imagens, o helicóptero se chocou contra uma montanha enquanto voava sob baixíssima visibilidade e péssimas condições climáticas.
Por conta da importância das figuras que morreram, é esperado que o país passe por vários dias de grandes cerimônias públicas. Também é esperada uma mudança drástica na cadeia de comando do país.
Até pouco tempo, Raisi era considerado o principal nome para substituir o líder supremo iraniano Ayatollah Khamenei, que já tem 85 anos. No último ano, Raisi perdeu o prestígio do regime local e existia um consenso de que ele seria substituído na próxima “eleição” presidencial.
O cargo de presidente no país é o terceiro na cadeia de comando, ficando atrás apenas do líder supremo e do líder militar da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.
Clique aqui para ver a geolocalização de onde o helicóptero foi encontrado >
(Matéria em atualização)