Sem supresa: Com 444 votos, Hugo Motta, candidato de Arthur Lira, será o novo Presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos

Novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta | Imagem Douglas Gomes/Lid Republicanos

BRASÍLIA, 1 de fevereiro — O deputado federal Hugo Motta (REPUBLICANOS-PB), escolhido por Arthur Lira (PP-AL) como seu sucessor à presidência da Câmara, foi eleito agora, com 444 votos e apoio de todos os lados políticos, para comandar a Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos.

Hugo Motta derrotou os deputados Marcel van Hattem (NOVO-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que obtiveram apenas 31 e 22 votos, respectivamente.

Inicialmente, Lira apoiava o deputado Elmar Nascimento (UNIÃO BRASIL-BA), mas teve que mudar sua escolha devido à falta de apoio suficiente para que Elmar conseguisse viabilizar sua candidatura.

Ambos eram frequentemente vistos juntos em Brasília e chegaram até a viajar em 2023 para o Cruzeiro do cantor Wesley Safadão nas Bahamas, no ano em que Lira antecipou e ampliou o recesso parlamentar, alegando, segundo aliados, que havia agendado uma viagem particular com a família.

Na eleição de hoje, Elmar deverá assumir a 2ª vice-presidência da Câmara.

Hugo Motta é médico, herdeiro político na Paraíba e cumpre seu quarto mandato consecutivo como deputado federal, cargo que assumiu aos 21 anos, quando se tornou o parlamentar mais jovem do Brasil.

O novo presidente da Câmara, aos 35 anos, torna-se também o parlamentar mais jovem a assumir a presidência da Casa.

Espera-se que ao deixar a presidência da Câmara, Arthur Lira se junte ao governo assumindo o Ministério da Agricultura na próxima reforma ministerial, que também deve incluir o senador Rodrigo Pacheco no Ministério da Justiça.

Em Brasília, Hugo Motta é considerado um conciliador, com uma personalidade vista como “mais amigável” ao governo.

Os novos presidentes da Câmara e do Senado devem se reunir com o presidente Lula no Palácio do Planalto já na próxima segunda-feira (3).


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Brasil bate recorde histórico de arrecadação federal de impostos em 2024, com aumento real de 9,62% em um ano

BRASÍLIA, 28 de janeiro — De acordo com a Receita Federal, a arrecadação federal de impostos no Brasil atingiu R$ 2,653 trilhões em 2024, superando em 9,62% (alta real) o valor arrecadado no ano anterior (2,47 trilhões) e estabelecendo um novo recorde na série...