SÃO PAULO, 5 de julho — A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou uma “nota à sociedade” dizendo um veículo que carregava material radioativo foi furtado na Zona Leste de São Paulo na madrugada do último domingo (30).
De acordo com a CNEN, o veículo que transportava o material foi estacionado por um funcionário em uma rua próxima à sua residência, descumprindo a norma que exige que os veículos sejam estacionados apenas em locais monitorados, e não foi localizado no dia seguinte.
A nota do órgão ainda diz que “a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”.
O material radioativo está armazenado em embalagens de chumbo sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
A Secretária de Segurança Pública de São Paulo emitiu uma nota dizendo que “diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime”.
“A Polícia Civil investiga o furto de uma caminhonete. O carro, pertencente a uma empresa de equipamentos médicos, armazenava uma carga de materiais radioativos que foram coletados no RJ e seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina. Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime” -SSPSP
Os materiais furtados haviam partido do Rio de Janeiro e tinham como destino o Paraná e Santa Catarina.
Até agora não existem mais detalhes ou atualizações sobre o caso.
(Matéria em atualização)