Governo de SP atualiza números das fortes chuvas que acometeram o litoral norte do estado; 64 morreram e uma pessoa continua desaparecida

‘Corrente humana’ formada por moradores em São Sebastião (SP) para resgatar vítimas dos deslizamentos e desmoronamentos causados pelas fortes chuvas que atingiram o litoral norte paulista | Imagem das redes sociais do prefeito local Felipe Augusto

SÃO PAULO, 21 de fevereiro — O governo de São Paulo atualizou há pouco os números de mortos, feridos, desaparecidos, desalojados e desabrigados por decorrência das fortes chuvas que foram registradas neste feriado de carnaval no litoral norte do estado.

Segundo o governo, 64 pessoas morreram (63 em São Sebastião e 1 em Ubatuba) e uma continua desaparecida (números atualizados), 2.251 pessoas estão desalojadas e ao menos 1.815 pessoas estão desabrigadas.

As chuvas afetaram duramente as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba (todas elas decretaram estado de calamidade).

De acordo com dados do governo estadual, o acumulado de chuva nas cidades do Litoral Norte paulista foi o “maior registrado na história do Brasil

O Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) instalou a maior parte dos pluviômetros (equipamento verifica a quantidade de chuva) da rede brasileira de observação em 2013.

O volume de água que caiu no município Bertioga, 683 milímetros acumulados entre sexta e sábado, é o maior registro do sistema até o momento; no mesmo período, São Sebastião registrou 627 milímetros acumulados.

Referência: “Para cada milímetro de chuva que cai, o volume equivale a um litro de água despejado em uma área de um metro quadrado”.

A força-tarefa que trabalha para ajudar a população e encontrar sobreviventes envolve mais de 600 pessoas.

O local já foi visitado pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas, e pelo presidente brasileiro Lula, que se comprometeram, em um evento único, a ajudar as famílias afetadas.

Após a visita, o Governo Federal anunciou R$ 2 milhões para ajudar as vítimas (valor que está sendo criticado na internet por ser até menos do que um político comum recebe para fazer campanha política com o chamado Fundão eleitoral).

Imagens divulgadas pelo prefeito da cidade com o maior número de mortos
Tropa de engenharia do Exército brasileiro ajudando no resgate das famílias que foram afetadas
Relato do ex-Secretário de Comunicação do governo brasileiro à CNN local (estava em um dos locais atingidos pelas fortes chuvas)

Ainda não existe um número oficial de feridos, porém 23 pessoas foram atendidas no hospital local –Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba–, 6 delas em estado grave ou crítico (dois dos atendidos já receberam alta hospitalar e outros dois foram transferidos para receberem cuidados específicos).

De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, os turistas que estão no local devem deixar a região, na medida do possível, ainda hoje, para não dificultar os trabalhos das equipes de resgate e auxílio.

É esperado que a região seja atingida por novas e possivelmente fortes chuvas nos próximos dias.


ATUALIZAÇÃO:

Após críticas, o governo federal aumentou para R$ 7 milhões o valor enviado para o auxílio das vítimas.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

PGR decidirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas serão denunciadas no Supremo por “tentativa de golpe de Estado”

BRASÍLIA, 21 de novembro — A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e outras 36 pessoas, incluindo 25 militares, por uma suposta “tentativa de golpe de Estado” em 2022, cabendo agora à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se...