Citando questões de segurança, ao menos 21 grandes cidades russas cancelam a conhecida “parada da vitória”; evento acontece anualmente na Rússia no dia 9 de maio

Registro da parada russa que acontece anualmente no dia 09/05 | Imagem por The Presidential Press and Information Office (registro oficial)

MOSCOW, 4 de maio — Citando receio de ataques e “preservação da segurança dos cidadãos”, até o momento, 21 grandes cidades russas e alguns estados já anunciaram oficialmente o cancelamento da popular e anual parada militar do 9 de maio, chamada localmente de “parada da vitória”; algumas das cidades que anunciaram o cancelamento do evento estão a cerca 400km da frente de batalha na Ucrânia.

A “parada da vitória”, do tradicional “Dia da Vitória”, quando os russos comemoram o ponto final de 1945 do que eles chamam de “a grande guerra patriótica”, é vista como uma peça central da visão de Vladimir Putin sobre a identidade russa.

Até o momento, os governadores de Belgorod, Bryansk, Kursk, Voronezh, Oryol, Krasnodar (com exceção de uma única cidade pequena) e Pskov, bem como os líderes apontados pelo Kremlin para governar a Crimeia – região ocupada pela Rússia desde a invasão de 2014 e visitada por Vladimir Putin no último dia 19/03 – cancelaram oficialmente os seus desfiles.

Também é esperado que o Ministério da Defesa russo cancele o segmento aéreo – ou pelo menos grande parte – do desfile na capital Moscow e São Petersburgo.

A mais famosa parada militar dessa data, que acontece na Praça Vermelha (está fechada há 2 semanas) da capital russa Moscow, e que inclui exibições de equipamento militar e tradicionalmente ocorre com a presença de Vladimir Putin, será “estritamente fechada ao público”, sendo questionada a presença de Putin depois das estatais locais falarem sobre uma “tentativa de assassinato” que foi reportada ontem no Kremlin.

Ontem, dois drones kamikaze (loitering munition) foram registrados detonando uma carga explosiva (pequena) no domo da torre da bandeira no prédio do governo russo (Kremlin). Os dois equipamentos pareciam mirar a bandeira que estava hasteada no prédio.

A Ucrânia nega oficialmente a participação no caso.

Autoridades ocidentais se posicionaram com desconfiança quanto à autoria do ataque ou quanto à intenção de um ataque ucraniano, que no máximo poderia ser interpretado como “recado” (por conta do alvo e das pequenas cargas explosivas que carregavam os equipamentos).

Nenhuma defesa aérea foi ativada nos dois ataques que aconteceram com ~20 minutos de intervalo no prédio do governo russo.

Relevante: Um video circulou muito pela internet ontem mostrando 2 homens (podem ser vistos aqui) no topo do prédio que foi atingido pelos drones. O horário dos vídeos (uma das torres possui um relógio visível nas imagens) indica que eles aparecem pouco antes do segundo impacto (cerca 20 minutos depois do primeiro impacto). Não existem registros dos dois indivíduos antes do primeiro impacto.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Ministério da Fazenda divulga lista das 193 casas de aposta online que conseguiram autorização do governo para poder operar no Brasil

BRASÍLIA, 1 de outubro — O Ministério da Fazenda divulgou há pouco a lista oficial das 193 casas de apostas online (“Bets”), pertencentes a 89 empresas, que estão autorizadas a continuar operando no Brasil após cumprirem o prazo estabelecido pelo governo para regularização e...