Alexandre de Moraes pauta para o dia 22 julgamento que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível; relatório final foi escrito por Benedito Gonçalves, relator do voto que cassou Deltan Dallagnol

Ministro Alexandre de Moraes | Imagem por Antonio Augusto/Secom/TSE

BRASÍLIA, 5 de junho — O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, pautou para o próximo dia 22 (também deixou reservado os dias 27 e 29 de junho) o julgamento de uma ação que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível; o relatório final, escrito pelo ministro do STJ e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, contém aproximadamente 460 páginas e foi liberado para votação há quatro dias.

O ministro Benedito Gonçalves foi o responsável pelo voto (seguido por unanimidade) que cassou o mandato do ex-procurador da Lava Jato e deputado federal Deltan Dallagnol.

Hoje, não existem chances políticas de reversão no caso do mandato cassado do deputado Dallagnol*

Apesar do ministro Alexandre de Moraes ter marcado 3 dias de votação, a ação pode ser paralisada por um pedido de vista.

A ação, apresentada pelos advogados da sigla PDT Walber Moura e Ezikelly Barros, acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de “abuso de poder político” e “uso indevido dos meios de comunicação” estatais após uma reunião que o ex-presidente realizou com 72 embaixadores no Palácio do Alvorada (reunião transmitida pela TV Brasil/EBC) com a temática voltada ao sistema eleitoral brasileiro (tratada na ação como “ataque” ao sistema eleitoral).

O MPE (Ministério Público Eleitoral) já recomendou a condenação e inelegibilidade (8 anos) do ex-presidente por “abuso de poder político” em um parecer que foi juntado ao processo no mês de abril.

Em caso de condenação, o ex-presidente Jair Bolsonaro só poderá se candidatar novamente em 2032 (Jair Bolsonaro fez 68 anos no dia 21 de março).


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Tribunal Penal Internacional iguala Netanyahu a Putin e emite mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, que em teoria não poderá pisar em 124 países

HAIA, 21 de novembro — Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, alegando possuir “motivos razoáveis”, emitiram há pouco um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusado de cometer supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade” durante a...