Em palanque com Lula, Janja e o governador da Bahia, líder petista no Senado sugere em comício que eleitores cometam crime eleitoral no segundo turno das eleições municipais

Senador Jaques Wagner durante o seu discurso em Camaçari | Imagem por REPRODUÇÃO/transmissão oficial

BAHIA, 18 de outubro — Em um comício político realizado na noite de ontem (17) em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, Bahia, ao lado de Lula, Janja, e do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, sugeriu que os presentes praticassem a chamada “boca de urna” no segundo turno das eleições municipais, que de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), é um crime eleitoral que resulta em multa de até R$ 15 mil, detenção e até mesmo na cassação do registro de candidaturas.

“Então eu quero que cada um de vocês se transforme em um boca de urna. Você vai votar? Vai. Depois que você votar, fique colado. Pegue o papel, vamos distribuir, vamos conversar. Não vamos ofender ninguém para ganhar o voto. Vamos falar bem de Caetano, e do projeto de Caetano, de Jerônimo (governador) e de Lula, para o Brasil e para Camaçari. Combinado? Quem vai trabalhar no dia da eleição aí? Tem que trabalhar, porque se vocês estiverem na rua com essa camiseta C13, ou com o número 13, nós vamos ganhar mais um, mais dois, mais dez, mais mil votos e vamos festejar domingo!” -senador Jaques Wagner

Transmissão do evento | Canal do candidato

O evento político, intitulado “Lula e Caetano em Camaçari”, foi transmitido tanto pelo canal do candidato Luiz Caetano (PT-BA), que disputa o segundo turno localmente com Flávio Matos (União-BA), quanto pelo canal oficial do presidente Lula.

Post do Tribunal Superior Eleitoral sobre a chamada “boca de urna”

Camaçari é a quarta cidade mais populosa e a segunda mais rica da Bahia.

De acordo com os resultados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, no primeiro turno, os candidatos Caetano (PT) e Flávio (União) tiveram 49,52% e 49,17% do votos, respectivamente. Ambos seguem empatados em todas as pesquisas da região.

O senador Jaques Wagner ainda não se pronunciou publicamente sobre os questionamentos a respeito de seu chamado ao cometimento de um crime eleitoral e terá espaço nesta matéria para apresentar sua posição.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais