Lula anuncia Operação de Garantia e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio e São Paulo

Lula | Imagem por Ricardo Stuckert/PR

BRASÍLIA, 1 de novembro — O presidente Lula anunciou agora em uma coletiva de imprensa, em resposta a um pedido de auxílio ao governo federal feito pelo governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro, uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos no Rio de Janeiro e em São Paulo que teria como objetivo o “combate ao crime organizado”, que utiliza portos e aeroportos cariocas e paulistas diariamente; a GLO utilizará exclusivamente a Marinha e a Aeronáutica (sem o Exército).

Participaram da coletiva os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio, da Casa Civil, Rui Costa, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, o almirante Marcos Olsen, da Marinha, e o tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, Aeronáutica.

O decreto da GLO atingirá especificamente o Porto do Rio de Janeiro, o Porto de Itaguaí (RJ), o Porto de Santos (SP), o Aeroporto do Galeão (RJ) e o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

A Marinha estará presente especialmente na Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), nos acessos marítimos ao Porto de Santos (SP) e no Lago de Itaipu.

Segundo o ministro Rui Costa, tambem serão adquiridos equipamentos modernos para o controle de fronteira (que não consta na GLO) com a finalidade de “asfixiar a criminalidade” (o ministro chegou a citar drones com câmeras térmicas).

Ao todo, entre a GLO e a operação do controle de fronteiras, o governo utilizará cerca de 3.700 militares (2.000 militares do Exército, 1.100 militares da Marinha e 600 militares da Aeronáutica).

“Esse decreto estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organiaardo. E por isso estou fazendo esse decreto de GLO especificamente para portos do Rio, Itaguaí, Santos e nos aeroportos de Galeão e Guarulhos” -Lula

Há poucos dias, em 27 de outubro, quando questionado sobre uma possível Operação de Garantia da Lei e da Ordem, Lula havia dito que “enquanto eu for presidente, não tem GLO”.

De acordo com o que foi dito na coletiva de imprensa, uma força-tarefa será formalizada na próxima quarta-feira no Rio de Janeiro, durante um encontro com o governador Cláudio Castro.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...