SÃO PAULO, 8 de outubro — Um grande problema técnico teria feito a rede brasileira de televisão RecordTV ficar incapacitada de fazer transmissões ao vivo na manhã deste sábado; portais brasileiros apontam “ataque hacker” como razão dos problemas.
O programa “Fala Brasil”, que deveria ir ao ar das 7h35~12h e segura a segunda ou -geralmente- terceira maior audiência no horário, “precisou ser tirado às pressas” do ar às 9h06.
Segundo a coluna do blogueiro Léo Dias, do portal brasileiro Metrópoles, “a emissora não consegue colocar nenhum tipo de programa ao vivo. Além disso, a Record enfrenta o risco de perder todo o seu sistema de arquivos. Devido ao ocorrido, os funcionários foram dispensados até que o problema seja solucionado”.
Usuários também comentaram que não estavam conseguindo assistir a programação ao vivo da emissora pelo aplicativo PlayPlus (a transmissão do Reality Show da empresa, “A Fazenda”, não teria sido afetada).
A Record recorreu à exibição da série “Todo Mundo Odeia o Chris” (“Everybody Hates Chris” 2005/2009) no horário do programa “Fala Brasil”.
A emissora ainda não emitiu um posicionamento oficial sobre o que está acontecendo (matéria será devidamente atualizada ou até apagada, dependendo do que for dito pela emissora).
Atualização:
- Segundo portais que falaram com funcionários da emissora, “todo o acervo de reportagens, memória e quadros” foi sequestrado por um grupo desconhecido, e ela espera que o grupo peça algum tipo de resgate. O problema estaria prejudicando desde programas jornalísticos a programas de entretenimento (pré-gravados);
- A emissora ainda não se pronunciou sobre o assunto de forma oficial;
- Segundo o portal Notícias da TV, os hackers estariam cobrando R$45 milhões pelo resgate dos arquivos bloqueados/roubados; a empresa continua sem comentar o assunto (o mesmo já aconteceu no Brasil com a empresa JBS);
- —
(em atualização)