ROMA, 7 de junho — De acordo com nota emitida pelo Vaticano (Assessoria de Imprensa da Santa Sé), Jorge Mario Bergoglio, 86, o Papa Francisco, passará uma cirurgia de emergência no intestino, que será seguida de uma “cirurgia plástica na parede abdominal com prótese”, em um hospital de Roma (Policlinico Universitario Agostino Gemelli), Itália; Pontífice receberá anestesia geral e precisará de “vários dias” de recuperação.
O Papa já havia sido submetido a uma cirurgia no intestino (“estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante”) em julho de 2021, quando permaneceu internado por 11 dias.
“No final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli, onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral […] A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa” –nota emitida pelo Vaticano
Segundo o Vaticano, o Papa Francisco estava sentindo muitas dores de uma “laparocele”, que é uma espécie de hérnia na região abdominal.
Francisco havia passado ontem por uma bateria de exames neste mesmo hospital (mesmo local onde Francisco foi internado no final de março deste ano para tratar de uma infecção respiratória).
Há um ano o Papa de locomove com o auxílio de uma bengala e uma cadeira de rodas devido a uma lesão nos ligamentos do joelho direito (osteoartrite).
ATUALIZAÇÕES:
- 13h32. Vaticano diz que a cirurgia – de 3 horas – foi um sucesso e ocorreu “sem complicações”.
- —
(Em atualização)