Em carta pública, Joe Biden anuncia que não concorrerá à reeleição

Presidente americano Joe Biden | Imagem por Gage Skidmore (CC)

WASHINGTON DC, 21 de julho — O Presidente americano Joe Biden utilizou há pouco suas redes sociais oficiais para anunciar que não concorrerá à reeleição nas eleições americanas que acontecerão no dia 5 de novembro.

Dizendo que teria sido uma honra servir como mandatário dos EUA, Joe Biden disse na carta que “embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como Presidente pelo restante do meu mandato”.

“Meus compatriotas americanos, nos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos como nação. Hoje, a América tem a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos na reconstrução da nossa nação, na redução dos custos dos medicamentos prescritos para os idosos e na ampliação dos cuidados de saúde acessíveis para um número recorde de americanos. Fornecemos cuidados críticos necessários para um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei de segurança de armas em 30 anos. Nomeamos a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E aprovamos a legislação climática mais significativa da história do mundo. A América nunca esteve melhor posicionada para liderar do que estamos hoje. Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, o povo americano. Juntos, superamos uma pandemia de uma vez em um século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos nossas alianças ao redor do mundo. Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como Presidente pelo restante do meu mandato. Falarei à nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão. Por agora, deixem-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tanto para me ver reeleito. Quero agradecer à Vice-Presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo este trabalho. E deixem-me expressar minha sincera gratidão ao povo americano pela fé e confiança que vocês depositaram em mim. Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer – quando fazemos juntos. Só precisamos lembrar que somos os Estados Unidos da América. Se precisar de mais alguma coisa, é só me avisar!” -Joseph R. Biden, Jr.

O anúncio de desistência era esperado para este fim de semana, após diversos oficiais do Partido Democrata informarem à imprensa local que Joe Biden havia tomado sua decisão.

Na carta, Biden afirma que fará um pronunciamento à nação nesta semana para fornecer mais detalhes e, provavelmente, apoiar sua vice, Kamala Harris.

Por eles não serem – nada – próximos, é esperado que o discurso deixe uma janela aberta para que o próprio partido escolha outra pessoa durante a Convenção do Partido Democrata, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de agosto.

O escolhido enfrentará o ex-presidente Donald Trump em novembro e assumirá a Casa Branca em 20 de janeiro de 2025.

ATUALIZAÇÃO

15h21. Joe Biden faz postagem anunciando seu apoio à candidatura de sua vice Kamala Harris à Casa Branca (procedimento padrão que poderá revertido, com uma troca de candidatos, na Convenção do partido em agosto).

“Meus caros democratas, decidi não aceitar a nomeação e concentrar todas as minhas energias em meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato. Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje, quero oferecer meu total apoio para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano. Democratas — é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso.”

(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Após Moraes aplicar nova multa de R$ 5 milhões à rede social X, advogados confirmam que a empresa cumprirá decisões para voltar a funcionar no Brasil

BRASÍLIA, 19 de setembro — De acordo com a CNN Brasil, que teve contato com os advogados que representam a rede social X (antigo Twitter) no Brasil (escritório Pinheiro Neto), a empresa, que ontem recebeu uma nova multa de R$ 5 milhões por ter...